Clique nas imagens para ampliar
O que é licenciamento ambiental licença prévia?
O licenciamento ambiental licença prévia é o conjunto de procedimentos e atividades destinados a garantir o cumprimento das normas ambientais. O licenciamento pode ser caracterizado como mecanismo para que a sociedade possa fiscalizar e monitorar ações e atividades que possam alterar o meio ambiente. O licenciamento ambiental licença prévia (LP) é um procedimento para avaliar os impactos ambientais causados por determinada atividade.
Como funciona o licenciamento ambiental licença prévia?
O processo de licenciamento ambiental começa com a análise de um projeto de empreendimento ou atividade que esteja em desenvolvimento. Nessa análise, devem ser consideradas as características físicas locais, os impactos ambientais, o tamanho da área afetada, os possíveis efeitos sobre o meio ambiente, além das diretrizes e políticas ambientais vigentes. Após essa avaliação, a empresa empreendedora deve apresentar um projeto de manejo que esteja conforme as normas ambientais vigentes.
Vantagens do licenciamento ambiental licença prévia
- Proteção ao meio ambiente: A licença prévia garante que todas as atividades e projetos desenvolvidos sejam realizados conforme as normas ambientais vigentes, evitando a poluição e as alterações indesejáveis nas áreas afetadas.
- Redução de custos e tempo de execução: Com a licença prévia é possível antecipar problemas e garantir a aprovação do projeto, evitando retrabalhos e custos adicionais.
- Maior transparência das empresas: A licença prévia é uma forma de assegurar a responsabilidade da empresa em relação ao meio ambiente.
O licenciamento ambiental licença prévia é essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto ou atividade que esteja relacionada ao meio ambiente. Se você estiver precisando de serviços de licenciamento para garantir a integridade ambiental do seu projeto, conte com a Rolwes, uma empresa especializada em engenharia ambiental e mecânica e segurança do trabalho. Cotando agora você terá o melhor custo-benefício!